Falando do contexto histórico, a revolução Industrial original foi impulsionada pela descoberta do uso das máquinas a vapor para otimizar o processo produtivo na indústria. Logo após veio a segunda grande transformação nas empresas, por causa do uso da eletricidade. A terceira ruptura industrial aconteceu com o uso da tecnologia da informação, internet e eletrônicos que automatizaram a produção.
Hoje, já estamos percebendo a chegada da quarta revolução industrial. As principais características dessa transformação estão representadas pela junção de tecnologias e a velocidade, causando impactos em todo negócio, desde a liderança — que deve estar sempre atualizada e responder rapidamente às mudanças — até o cliente, que estará mais exigente e participante em relação aos produtos ou serviços oferecidos.
Na indústria 4.0, a união das tecnologias compõe um cenário totalmente novo e necessário para o ambiente empresarial.
A inteligência artificial (AI) é uma evolução da computação. A AI pode ser um hardware ou software que responde de forma inteligente aos padrões de um banco de dados, com o intuito de otimizar a produção.
A fábrica inteligente terá disponível em sua produção a inteligência artificial que, em conjunto, por exemplo, com a internet das coisas — que é a internet integrada a itens utilizados no dia a dia — e o cloud computing — um serviço que disponibiliza o armazenamento de arquivos ou banco de dados em servidores acessados pela internet — vai agilizar e transformar toda a cadeia produtiva de um negócio.
Uma indústria 4.0 tem algumas características que devem ser consideradas, como a interoperabilidade, que é a comunicação entre máquinas, sistemas, dispositivos e pessoas. Essa integração de tecnologias e pessoas dá autonomia aos sistemas que possuem inteligência artificial porque, por meio dos padrões de produção, eles conseguem tomar decisões simples e descentralizadas, outra característica da quarta revolução industrial.
A transparência da informação e a assistência técnica são as duas outras características que definem a fábrica inteligente ou indústria 4.0.
A indústria 4.0 pode trazer muitos benefícios confiáveis e consistentes em vários setores da empresa. Citando um deles, temos os impactos favoráveis que causarão na saúde e na segurança dos funcionários.
Outro ponto positivo vai ser percebido no gerenciamento de estoques que podem ser controlados eficazmente, em todos os níveis do processo de fabricação e também de entrega. O controle dos resultados da empresa vai ser mais fundamentado, substancial e garantido. Os benefícios para a empresa, tanto em relação ao processo de produção e gerenciamento da indústria quanto na relação com o cliente, são enormes, até porque a característica principal das indústrias 4.0 é a velocidade.
A dinâmica do mercado na quarta revolução industrial vai ser totalmente diferenciada — será marcada pela agilidade na informação, inovação e resposta da empresa ao mercado.Por isso, existe a necessidade de as empresas se adaptarem às novas tecnologias o mais rápido possível e perceberem a importância da atualização constante na área de tecnologia da informação.
A indústria 4.0 vai exigir novas habilidades com os avanços mencionados acima, habilidades voltadas para o cenário digital estão sendo requisitadas do ponto de vista técnico. A previsão é de que mais de 35% das habilidades consideradas importantes hoje terão mudado nos próximos 5 anos.
Outra estimativa é de que no futuro próximo 60% dos empregos terão mais de 30% das suas atividades automatizadas. Esse cenário é para alguns sinônimo de perigo, já que demonstra com clareza uma futura e crescente substituição de atividades humanas por sistemas baseados em inteligência artificial. No entanto, não quer dizer que essa mudança trará desemprego.