Separamos 05 dicas para ajudá-lo a adaptar-se, seguir em frente mais uma vez e manter o seu negócio durante o lockdown.
É preciso ter em mente que o consumidor, além do empreendedor, tem dúvidas sobre o funcionamento de comércio e serviços neste momento. Mas ele não deixa de consumir.
É hora de reforçar a comunicação para não perder o contato com o público. Algumas dúvidas centrais que você pode ajudar a resolver são:
Também é importante que essa comunicação tenha boa visibilidade e alcance além dos consumidores mais habituais. Para isso, utilizar só as redes sociais da empresa não é o suficiente. Você precisa ir aonde o público está: nos meios de comunicação de massa.
Em um cenário de restrições do comércio, muitas empresas precisarão voltar aos formatos de atendimento do começo da pandemia.
Se você implementou um canal de vendas pela internet nesse período, excelente! Informe essa possibilidade ao público, nem que seja um número de WhatsApp. Mas se ainda não possui um canal de venda on line, existem plataformas digitais que oferecem gratuitamente a criação da sua loja virtual.
Ou se tiver um serviço de entrega, a opção de retirada de produtos em drive-in ou outras formas de reduzir o contato físico, vale investir na divulgação dessas alternativas. O consumidor procurará por soluções nesse sentido.
Lembramos que o consumo não para, mesmo diante de maiores restrições à movimentação de pessoas, como já vimos ao longo de 2020. O que muda são as jornadas de compra. E isso exige poder de adaptação.
Além da prevenção contra o novo Coronavírus, a segurança econômica é outro fator importante na decisão de compra. Frente a um cenário incerto, o consumidor tem adotado uma postura mais cautelosa, reduzindo as dívidas da família, pagando mais à vista e olhando mais os preços.
Portanto, é hora de pensar na sua estratégia comercial e em como ela pode atrair o consumidor. Além dos descontos em itens individuais, existem mais ações que podem ser interessantes para seu negócio:
Vale destacar aqui o fato de que os pagamentos parcelados não são prioridade do consumidor neste momento. Um melhor argumento de venda durante o lockdown é a possibilidade de se fazer pagamentos digitais sem contato físico.
Não podemos nos esquecer do papel social das marcas nos momentos difíceis. Nessas horas, a forma como reagem pode se tornar, inclusive, um diferencial do negócio para o consumidor.
Em 2020, vimos como quase metade dos consumidores brasileiros experimentou novas marcas por causa da forma positiva como elas contribuíram com a sociedade no enfrentamento à pandemia. Então, é hora de reavivar o espírito do #tamojunto e mostrar por que seu negócio é importante para o público, para que este tenha preferência por você na hora de comprar.
Acima de tudo, otimismo é necessário. É preciso acreditar que podemos enfrentar juntos esse período, como superamos 2020, além de passar uma mensagem positiva para o consumidor, para que ele tenha segurança e confiança no seu negócio, e manter a cabeça erguida para avistar as oportunidades que aparecem. Isso é ser uma empresa resiliente.