Você viu a nova oportunidade que surgiu?
Em tempos de escassez de negócios e concorrência acirrada, o esforço para atingirmos nossas metas mensais de venda torna-se ainda maior e mais desafiador.
Todos os dias realizamos contatos com os mesmos clientes na tentativa e esperança de conseguirmos o tão sonhado pedido.
Existem três principais pilares estratégicos para ampliar as vendas e a participação de mercado.
Vamos nos concentrar no terceiro pilar, prospecção de clientes.
Prospectar novos clientes é uma atividade essencial para obter melhores resultados, promover o crescimento e até mesmo para a sobrevivência.
Prospectar é ser perseverante e resiliente. Dados indicam que 80% das vendas acontecem entre o 5º e 12º follow-up e apenas 10% dos vendedores passam do 3º follow-up.
O mercado é dinâmico e está em constante transformação. A cada ano mais de 1,3 milhão de novas empresas são abertas no Brasil e muitas tornam-se grandes e representativas em seu segmento.
É preciso estar atento a essa movimentação no mercado para aproveitar as oportunidades e conquistar novos clientes.
Muitos profissionais acomodam-se em suas carteiras ativas de clientes, mantendo sempre a mesma rotina de contato e confiantes que os resultados sempre virão.
O livro “Quem Mexeu no Meu Queijo” (Pode parecer clichê, mas continua muito atual) traz uma parábola muito interessante que retrata a acomodação natural do ser humano e a dificuldade de sair da zona de conforto, tanto na vida profissional quanto na vida pessoal. Até que um belo dia, o queijo acaba.
Abrir novos clientes é a garantia de uma fonte renovável de negócios que permite atingir as metas de vendas e gerar crescimento.
Seu novo cliente pode estar na rua ao lado, por onde você nunca passou. Ou, no mundo digital que vivemos, a um “clique” de distância.
Alexandre França.