Na última década, uma mudança significativa ocorreu no panorama mundial.
A economia sustentada pelo petróleo, que determinava as riquezas dos países através de suas reservas, perdeu força com o avanço tecnológico e abriu espaço para uma nova economia.
Em 2.007, no ranking das 10 empresas mais valiosas do mundo, ainda era possível ver algumas das companhias baseadas no óleo. Entretanto, somente uma década depois, dessas companhias, somente duas ainda figuravam no ranking. Veja no quadro abaixo:
No ranking atual (junho/2019) é possível observar que entre as 10 empresas mais valiosas do mundo já não figura nenhuma empresa sustentada pela economia tradicional de pouco mais de uma década atrás.
*Best Brands – junho 2019. g1.globo.com – 12/06/2019
A maioria das empresas mais valiosas são de tecnologia, empresas que utilizam a inteligência de dados para gerar valor ao negócio.
É por esse motivo que DADOS é o novo petróleo.
Conforme previsões do IDC FutureScape Predictions, até 2020, 50% das empresas pertencentes ao grupo das 2.000 maiores empresas do mundo segundo a Forbes, verá que a maioria de seus negócios dependem de sua capacidade de criar produtos, serviços e experiências aprimoradas digitalmente.
A velocidade das mudanças e de seus impactos são exponenciais. A quantidade de dados que circulam em apenas 01 minuto na internet é de impressionar.
Em 2017, sessenta segundos de internet eram suficientes para:
– 4,1 milhões de visualizações no YouTube,
– 3,5 milhões de buscas no Google,
– 1,8 milhões de Snap criados,
– 751.522 compras online,
– 70.017 Horas assistidas na NetFlix.
Atualmente, esses números são ainda maiores.
Não é ficção. Não se trata de previsões para daqui 10 ou 20 anos.
A nova economia já chegou. As evidências e os impactos de desta economia acelerada já são vistos e sentidos por toda a parte.
Todas as profissões e empresas sofrerão mudanças significativas nas próximas décadas, tanto pela velocidade de evolução tecnológica como pelo efeito em rede dessas mudanças.
Para interpretar esse volume de dados e utilizar como diferencial competitivo, é necessário investir em tecnologia.
Os investimentos em I.A em 2.019 chegarão a R$140 Bilhões e até 2.022 alcançará R$300 Bilhões.
Diante dessa realidade, é importante refletirmos.
Se DADOS é o novo petróleo que move a atual economia e gera valor para as empresas, onde você deve concentrar seus próximos investimentos?