Em um passado não muito distante, ao vivenciar uma experiência ruim com uma empresa, produto ou serviço, comentávamos em nosso círculo familiar e eventualmente com alguns amigos mais próximos. Um desabafo de nossa frustração, mas sem maiores implicações para a empresa além de perder um cliente.
Hoje, com o poder das redes sociais, uma avaliação negativa pode destruir sua reputação e até mesmo fechar sua empresa.
Estamos vivendo uma era onde tudo e todos são avaliados em tempo real e constantemente. Portanto, não há margem para erros.
A tecnologia proporcionou uma ferramenta poderosa e de proporções mundiais para divulgarmos nossas experiências.
Quem nunca assistiu a um review de algum produto para saber se vale a pena comprar? Ou consultou o site Reclame Aqui para ver se pode confiar na empresa?
De uma simples entrega de pizza a mais renomada classificação de restaurantes como as estrelas Michelin, tudo é avaliado e comentado.
As experiências reais de pessoas comuns têm muito mais valor que as promessas de satisfação oferecidas nos anúncios.
As avaliações são o novo parâmetro de excelência para um mercado cada vez mais competitivo. E ainda há quem dê pouca importância para isso.
Além da felicidade ao receber 05 Estrelas em uma avaliação, o mais importante é o que fazer quando recebemos apenas 01 Estrela.
Pode parecer insignificante e pouco afetar a sua avaliação média, mas não menospreze uma experiência ruim com sua empresa. Afinal, uma simples rachadura na barreira pode romper uma represa e devastar tudo.
O importante é agir rápido para reverter a situação e apagar o incêndio enquanto há somente um foco. Uma postagem, um vídeo, um comentário, podem alastrar-se de forma avassaladora e dispender uma energia muito maior para conter todos os estragos.
As pessoas reconhecem que problemas acontecem. O que as pessoas não toleram é a falta de empatia e dedicação para resolver.
Da mesma forma, uma avaliação positiva pode alavancar suas vendas de maneira exponencial.
Mantenha um canal de comunicação fácil com seus clientes, principalmente quando há algum problema a ser resolvido.
Cuide de cada detalhe de seu produto ou serviço e principalmente de como sua empresa se relaciona com seus clientes e com a sociedade.
A experiência do cliente é tudo o que acontece desde o primeiro contato e permanece durante todo o tempo em que ele se relacionar com sua empresa.
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Alexandre França