Algoritmo, ChatGPT, Reconhecimeto Facial, ChatBot, Assistente Virtual, etc.
Todos nós, em algum momento, em menor ou maior escala, já utilizamos a inteligência artificial.
Seja através de uma pergunta para a Alexa, recebendo uma indicação de filme no streaming ou passando por um reconhecimento facial.
Mas afinal, o que é inteligência artificial?
É a capacidade que uma máquina possui para reproduzir competências semelhantes às humanas como o raciocínio, a aprendizagem, o planejamento e a criatividade.
As máquinas podem ser:
Cientes – Capazes de captar estímulos externos e reagirem a eles.
Autoconscientes – Além da consciência que possuem do mundo externo, elas possuem de si mesmas.
Mas, o que tudo isso significa?
Significa que a inteligência artificial altera nosso comportamento e afeta nossas escolhas.
Se isso é bom ou ruim, precisamos avaliar. O fato é que a IA veio para ficar e precisamos aprender a lidar com ela.
Uma pesquisa realizada em 2020 pela Data Science aponta que os jovens preferem se relacionar com sistemas de recomendação baseados em inteligência artificial a interagir com humanos. Principalmente a geração Z em diante.
Isso causa uma disruptura nos modelos atuais de negócios, principalmente negócios mais convencionais como a venda de colchões por exemplo.
A inteligência artificial altera o comportamento, as escolhas e o consumo através de informações personalizadas e relevantes como:
Pode-se realizar uma jornada de aprendizado sobre um produto através do ChatGPT e em alguns minutos ter informações e recomendações suficientes para clicar e comprar.
Para utilizar a IA nas empresas é necessário que ela seja:
No marketing ela pode ser aplicada através de:
O ChatGPT pode ser utilizado em várias atividades das empresas, trazendo velocidade e ganho de produtividade. Veja alguns exemplos de como a Alutec utiliza essa ferramenta.
Marketing – Desenvolvimento da agenda, conteúdos, artigos, apresentações e campanhas.
Comercial – Pesquisa de como gerar valor para o cliente, prever tendências de mercado, campanhas de vendas, treinamentos.
RH – Recrutamento e seleção, descrição de cargos, formulação de entrevistas.
Processos – Pesquisas técnicas, normas, soluções de problemas, criação de fluxogramas.
Jurídico – Elaboração de contratos e distratos.
Se você é líder e não está utilizando a AI, comece a usar. E se você não está compartilhando com sua equipe, faça isso.
Quem está usando está ganhando produtividade.
A inteligência artificial pode transformar os seus negócios assim como está transformando a Alutec.